Histórico

Idealizar e manter uma obra educacional são tarefas que exigem espírito empreendedor, dedicação, vontade e abnegação. Podemos atribuir estes requisitos aos professores cooperados que, em trinta anos de trabalho, nunca mediram esforços para alcançar os objetivos a que se propuseram, quando um grupo de 20 professores, se uniu, dando início à cooperativa que, atualmente, envolve cinqüenta e quatro cooperados e suas famílias numa Unidade escolar: “Escola Um”.Desde o seu início, em 30 de julho de 1980, muitas gerações passaram e continuam passando por esta escola mantida pela Cooperativa Educacional de Resende Ltda, estudando, ampliando horizontes, aprendendo a ser cidadãos, tendo a oportunidade de se prepararem para o futuro.

O tempo e a experiência provaram que os pioneiros dessa obra estavam certos em sua visão de que, somente por meio da educação, seria possível a população alcançar melhor qualidade de vida e chegar ao verdadeiro desenvolvimento econômico e social, fator decisivo para alcançar e manter uma competitividade condizente com a globalização.

Desde trinta de julho de 1980 até trinta de dezembro de 2007, a Cooperativa Educacional de Resende Ltda foi presidida pelo Cel. Mauro Mariante Silva que, junto com sua equipe de colaboradores, desenvolveu a dinâmica que caracteriza a Cooperativa nos dias atuais, encontrando-se hoje em intenso desenvolvimento, presidida pela Profa. Maria Ivoneide Bezerra Pereira.