Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico da Coopere - Escola Um, orienta-se por um fazer cotidiano que objetiva a aquisição de conhecimentos e competências permeados pelo diálogo, respeito à diversidade , atitude crítica e edificada em princípios éticos,cooperativistas e de solidariedade. Fundamenta-se no binômio indissociável: ACOLHER e EDUCAR que:
  • revela uma concepção de criança e de adolescente como sujeito competente e de direitos;
  • considera a sua dimensão intelectual, social, emocional, expressiva, cultural, interacional;
  • respeita as características de cada faixa etária em direção à sua formação integral em que o sentir, pensar e agir estão intrinsecamente interligados.
A ação educacional que viabiliza essa proposta se dá por meio de projetos relacionados à valorização da vida, à prática de atividades esportivas e artísticas, à convivência social, aos trabalhos em equipe, ao estudo de campo e às aulas formais. Esses procedimentos visam ao desenvolvimento de competências e habilidades que promovem reflexão crítica e construção de autonomia intelectual e moral, o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de tomar decisões conscientes e responsáveis frente à realidade social. Sob essa perspectiva, o papel da parceria entre a família e escola faz toda a diferença. Juntas, vão construir as possibilidades de inserção da criança e do adolescente no mundo, favorecendo a passagem do espaço privado para o espaço público de forma responsável e solidária. Nesse processo de inserção do aluno na vida em sociedade, nossa escola organiza suas ações em função de três valores centrais que determinam a maior parte das decisões tomadas, sejam funcionais ou pedagógicas: COMPETÊNCIA - capacidade de mobilizar saberes para agir em situações concretas. ÉTICA - construção do pensamento criterioso, comprometido com o respeito mútuo, com a reciprocidade , com autonomia moral e intelectual. COOPERATIVISMO - estabelecimento de convívio social que envolva produzir, dividir e aprender com os outros; compromisso com a causa humana, percebendo-se como agente de transformação da realidade e de si mesmo. Para dar concretude a esses princípios, nossa proposta de ensino-aprendizagem fundamenta-se nos referenciais de educação descritos no relatório da UNESCO os quatro pilares de Delors: Aprender a ser - investimento no desenvolvimento físico emocional, ético, estético como processo contínuo para construção de referências intelectuais que permita ao estudante compreender o mundo. Aprender a conhecer - construção de saberes, desenvolvendo espírito investigativo e senso crítico. Aprender a fazer - construção de procedimentos e estratégias para transformar informação em conhecimento; elaborando num encadeamento entre ação e experiência o seu próprio conhecimento. Aprender a conviver - investimento num movimento simultâneo em busca de reconhecimento da própria identida e e em um esforço de aceitação das diferenças; compreendendo a interdependência entre todos os seres humanos. Para transformar essas idéias em ação, a escola apóia-se em uma metodologia própria, construída por meio da experiência pedagógica ao longo dos seus 30 anos de dedicação à educação. Entende que o desenvolvimento humano é uma construção social em que situações envolvendo pessoas e objetos constituem os recursos para construção de formas mais complexas de sentir, pensar e agir.
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Email this to someone